O povoado desenvolveu-se primeiramente na Fazenda Ranchão, surgindo aí as famílias Miotto e Cotrim, cujas propriedades foram em partes loteadas contibuindo para a expansão do povoado.
Os Fundadores de Estrela dOeste são: Sylvestre Aidar, Hernani de Mattos Nabuco, José Mignolli. Estes reuniram-se para escolha do nome da futura cidade e, por sorteio entre três sugestões apresentadas adotaram Estrela dOeste. A sugestão de José Mignoli, Vila Alzira, visava homenagear Alzira Matarazzo, e a de Silvestre Aydar, Vila Fagundes, em homenagem ao poeta Fagundes Varela. Estrela dOeste, sugerida por Hernani de Matos Nabuco, foi uma alusão ao discurso Rumo ao Oeste, proferido por Getúlio Vargas, então presidente da República.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Estrela dOeste, pela Lei Estadual n.º 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado do município de Fernandópolis. Sede no atual distrito de Estrela dOeste (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 23-04- 1949.Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.
Pela Lei Estadual n.º 2.456, de 30-12-1953, é criado o distrito de Populina e anexado ao município de Estrela dOeste.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Estrela dOeste e Populina.
Pela Lei Estadual n.º 5.285, de 18-02-1959, é desmembrado do município Estrela dOeste o distrito de Populina. Elevado à categoria de município. Sob o mesmo Decreto foram criados os distritos de São João das Duas Pontes e Turmalina e anexados ao município de Estrela dOeste.
Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município de Estrela dOeste é constituído de 3 distritos: Estrela dOeste, São João das Duas Pontes e Turmalina.
Pela Lei Estadual n.º 8.092 de 28-02-1964, são desmembrados do município de Estrela dOeste os distritos de São João das Duas Pontes e Turmalina, elevados à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Maranhão
  Maranhão Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Paraná
  Paraná Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul
  Rio Grande do Sul Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins