Data de 1843 a primeira penetração no território do Município, efetuada por Joaquim José de Senes, proprietário de vasta gleba.
Em 1848, Joaquim José de Senes permutou uma parte destas terras, com José Bernardes de Gouveia, por uma espingarda de carregar pela boca, terras essas que, em 1855, por R.s700$000(setecentos mil réis), foi para transferiu aos irmãos Miguel Joaquim e Francisco de Paula da Silva. Em 1863, estes últimos transferiram seus direitos a José Caetano de Carvalho, Caetano José de Carvalho, Inocêncio José de Carvalho, Pedro José da Rocha e João de Oliveira Rocha, que chegaram à localidade com as famílias, iniciando um pequeno povoado que o Capitão Francisco José de Almeida,vulgo Capitão Tico Lopes, deu o nome de Colônia dos Mineiros, simplificado, após, para Colônia Mineirae, mais tarde Siqueira Campos.O patrimônio do núcleo foi doado por possieros.
A denominação Colônia Mineira foi mudada para Siqueira Campos, por Decreto nº 323, de 5 de novembro de 1930, em homenagem ao bravo revolucionário brasileiro.
Gentílico: siqueirense
Formação Administrativa
Freguesia criada com a denominação de Colônia Mineira, por lei municipal n.º 9, de 22-11-1900, subordinado ao município de Tomazina.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Colônia Mineira figura no município de Tomazina.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Colônia Mineira, por lei estadual n.º 1944, de 20-03-1920, desmembrado de Tomazina. Sede na povoação de Penápolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-09-1920.
Por decreto estadual n.º 323, de 05-11-1930, o município passou a denominar-se Siqueira Campos.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município já denominado Siqueira Campos é constituído do distrito sede.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município figura com os distritos de Siqueira Campos, Salto do Itataré e Alemoa.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Siqueira Campos, Alemoa e Salto do Itararé.
Pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, o distrito de Alemoa passou a denominar-se Marimbondo.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Siqueira Campos, Marimbondo (ex Alemoa) e Salto do Itararé.
Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, desmembra do município de Siqueira Campos o distrito de Salto do Itararé, elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Siqueira Campos e Marimbondo.
A Lei Estadual nº100, de 30/12/1936. criou o distrito de Alemoa.
Pela Lei Estadual n.º 199, de 30/12/43, o distrito de Alemoa passou a denominar-se Marimbondo .
Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído de 2 distritos: Siqueira Campos e Alemoa.
Pela Lei Municipal n.º 009/97, de 02/04/1997, o distrito de Marimbondo voltou a denominar-se Alemoa.
Em divisão territorial datada de 14-V-2001, o município é constituído de 2 distritos: Siqueira Campos e Alemoa.
Alteração Toponímica Municipal:
Colônia Mineira para Siqueira Campos alterado, por decreto estadual n.º 323, de 05-111930.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Maranhão
  Maranhão Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul
  Rio Grande do Sul Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins