HISTÓRICO - As Terras de Parnaguá, habitadas na época da descoberta do Piauí por índios Pimenteiras, Cheréns e Acoroás, foram divididas em sesmarias pelo Governador de Pernambuco, D. Pedro de Almeida, a partir de 1676.
Índios Macoazes e Rodelleiros infestaram por bastante tempo os estabelecimentos e as fazendas da região, conhecida na época por sertão de Rodellas. A essas incursões se deve a fundação da Vila de Parnaguá, em 1698.
Em 1751, já existia, na margem ocidental da Lagoa de Parnaguá, a povoação do mesmo nome. integrante da Capitania do Piauí.
Pertencendo primitivamente à Freguesia de São Francisco da Barra do Rio Grande do Sul do Bispado de Pernambuco, foi desmembrada e constituída Freguesia, em 1755.
Seis anos depois, foi criada a Vila, inaugurada no ano seguinte, com a assistência do Ouvidor-Geral da Capitania, Luís José Duarte Freire.
Os nativos e residentes em Paranaguá são chamados parnaguenses .
Gentílico: parnaguaense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Parnaguá, carta régia de 19-061761, sede na vila de Parnaguá. Instalado em 03-06-1762.
Pela lei estadual nº 97, de 25-06-1816, a vila é extinta, sendo seu território anexado ao município de Corrente, como simples distrito.
Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Parnaguá, pela lei estadual nº 154, de 16-07-1897, desmembrado de Corrente.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.
Pelo decreto estadual nº 1279, de 26-06-1931, o município é extinto, sendo seu território anexado a vila de Paranaguá, como simples distrito.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de Parnaguá figura como distrito do município de Corrente.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Parnaguá, pelo ato da constituição do estado, de 18-06-1935, desmembrado de Corrente. Sede no antigo distrito de Parnaguá. Constituído do distrito sede. Reinstalado em 29-03-1938.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Maranhão
  Maranhão Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Paraná
  Paraná Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul
  Rio Grande do Sul Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins