Pitangueiras

São Paulo

03/10/2017 16h43, atualizado em 03/10/2017 17h43 03/10/2017 16h43 Pitangueiras - SP

Período de chuvas traz risco da dengue para a população

Prefeitura de Pitangueiras (SP)
Foto: Divulgação PMP . Foto: Divulgação PMP

Com a volta da época de chuvas, o risco de contágio da Dengue, Chicungunya, Zika e Febre Amarela retornam a Pitangueiras e Ibitiúva. Estas são doenças virais transmitidas principalmente pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que quando infectada, transmite o vírus, causando a vítima uma série de sintomas como febre, dores de cabeça, tonturas, cansaço e até a morte.

Segundo dados apresentados pela Secretaria da Saúde através do departamento de Vigilância Epidemiológica, acaba de ser confirmado em Pitangueiras o primeiro caso positivo para dengue autóctone (quando a doença é contraída dentro do município).

Embora este seja o primeiro caso confirmado deste ano, o registro é preocupante, uma vez que o período chuvoso está apenas começando, o que aumenta os níveis de água parada e contribui para a proliferação do vetor.

A vigilância informa que já realizou os procedimentos para se evitar novos casos da doença no Jardim Leone, bairro em que aconteceu a transmissão, e irá intensificar ainda mais o casa a casa, as atividades de bloqueio e mutirões, mas reforça que neste momento de alerta o auxilio e a colaboração da população é fundamental.

A maneira mais eficaz de se prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do mosquito transmissor. O inseto coloca seus ovos apenas em acúmulos de água limpa, sendo essa a razão para ele ser tão frequente em épocas de chuva, por isso muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas, tais como: pneus velhos, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de flor, recipientes jogados em lixo descoberto, vasilhas de animais, ralos onde o fluxo de água não é continuo, entre outros.

De acordo com Anderson Luis Diniz, chefe do combate às endemias, está previsto para acontecer nos próximos dias à atividade de nebulização e aplicação de inseticida principalmente no bairro afetado.

Assessoria de Comunicação Município de Pitangueiras e Ibitiúva

Redes Sociais da Prefeitura de Pitangueiras

Município de Pitangueiras

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Pitangueiras, São Paulo, possuia 35.307 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 81.99 e a área total do município era de 430.638 km². Quem nasce em Pitangueiras é chamado de pitangueirense.

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Pitangueiras e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Pitangueiras está localizado no estado de São Paulo. Bandeira de São Paulo Bandeira de São Paulo

AVALIAÇÃO