Vitorino Freire

Maranhão

História de Vitorino Freire - MA

Vitorino Freire Maranhão - MA

DEVE-SE ao lavrador Boaventura Ribeiro o início do povoamento, quando, em 1938, acompanhado de sua família e de alguns amigos, fixou residência na área ocupada pela Sede do Município, à procura de terras férteis para a lavoura.

Os resultados obtidos pêlos primeiros moradores em pouco tempo deram ao Povoado grande impulso, atraindo novos lavradores.

O lugar, conhecido como Centro das Boas, teve o nome alterado, em 1944, para Água Branca, em virtude de um dos moradores, ao cavar um poço, haver encontrado água muito clara. Posteriormente passou a ser chamado Vitorino Freire, em homenagem ao destacado político, Senador da República pelo Maranhão, em mais de uma legislatura.

O Município foi criado com área desmembrada de Bacabal e de Vitória do Mearim.

Gentílico: vitorinense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Vitorino Freire, pela lei estadual nº 763, de 25-09-1952, desmembrado dos município de Bacabal e Vitória do Mearim expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.