Governador Archer

Maranhão

História de Governador Archer - MA

Governador Archer Maranhão - MA

O povoamento do município de Governador Archer e de sua sede teve início por Manoel Paciência no ano de 1930. Havia entrado nas matas da região com o objetivo de encontrar terras férteis e produtivas para a lavoura. Como marco de sua missão construiu sua casa coberta de palha, trouxe sua família e também os senhores Faustoso Pereira e José Caetano, para os trabalhos de agricultura.

Embora tivesse passando por um período de dificuldades, iniciou um progressivo crescimento populacional com o convite que fez ao senhor José Lourenço, que havia chegado com uma grande família na cidade de Dom Pedro, no ano de 1939, vindo de Bom Jardim Estado do Ceará.

Governador Archer era conhecido com Centro do Paciência, em homenagem ao primeiro morador (Manoel Paciência). Esse povoado cresceu rapidamente em tamanho e produtividade, tornando-se assim inevitável sua elevação categoria de Vila, o que ocorreu a 1º de janeiro de 1958 através do decreto-lei nº 01/58, no governo de Sebastião Archer.

Gentílico: archense

Formação administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Governador Archer, pela lei estadual nº 5, de 10-10-1959, desmembrado de Dom Pedro. Sede no atual distrito de Governador Acher ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 0204-1961.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.