São Miguel Dos Campos

Alagoas

 

História de São Miguel Dos Campos - AL

O atual município de São Miguel dos Campos foi, pode-se afirmar, um dos primeiros do Estado de Alagoas, e quiçá de quase todo o Brasil, que teve a visita da gente portuguesa, pois nele, no ano seguinte ao do descobrimento, a primeira expedição enviada por El-Rei Dom Manoel, o Venturoso, comandada por Gonçalves Coelho e tendo como piloto América Vespúcio, transpôs a barra do rio São Miguel, que recebeu este nome por se ter dado o fato no dia 29 de setembro de 1501, consagrado pela Igreja Católica ao Arcanjo São Miguel. No decorrer dos tempos, muitos dos portugueses que vinham para o Brasil em busca de fortuna foram atraídos pela fertilidade das terras adjacentes ao rio São Miguel, dedicando-se à agricultura, principalmente da mandioca, milho, arroz e cana-de-açúcar, e à exploração das riquezas florestais, especialmente do pau-brasil, que existia em abundância. A fertilidade dos terrenos era tão prodigiosa que um diretor holandês, em relatório de outubro de 1643, foi levado a escrever que "eram campos tidos e reconhecidos como os mais ricos pastos de todo o Brasil".

É possível que no início os exploradores costumassem desembarcar no lugar denominado Rateio, que dizem tratar-se de uma corrutela de Roteiro, seguindo daí por uma estrada por eles aberta, e muito freqüentada antigamente, para os diversos pontos do município, estabelecendo-se à margem direita do rio São Miguel. A margem esquerda foi também sendo habitada, abrindo-se caminhos na mata virgem para as comunicações com a vila de Madalena, depois cidade de Alagoas, e atual Marechal Deodoro. Quer por uma, quer por outra margem, a exploração foi subindo o rio até as suas cabeceiras, nas terras do atual município de Anadia, então denominado Campos dos Arrozais de Inhauns. Pela ligação que existia entre os dois municípios, que nesse tempo não estavam ao menos delineados, à lgreja Matriz de São Miguel dos Campos, nome de São Miguel, foi acrescentada a denominação restritiva "dos Campos" que ainda conserva.

Não se pode precisar a época exata da formação do núcleo que se tornou povoado, vila e atual cidade de São Miguel dos Campos. Supõe-se, no entanto, que é tão velho quanto a vila de Madalena (Marechal Deodoro).

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de São Miguel dos Campos pelo Decreto de 10-07-1832, sendo desmembrado do município de Alagoas. Sede na antiga vila de São Miguel dos Campos. Instalada em, 14-01-1833.

Elevado à condição de cidade com a denominação de São Miguel dos Campos pela Lei Provincial n.º 423, de 18-06-1864.

Pelo Decreto Estadual n.º 100, de 24-03-1891, é criado o distrito de Barra de São Miguel e anexado ao município de São Miguel dos Campos.

Em divisão administrativa referente ao de 1911 o município e aparece constituído de 5 distritos: São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel, Campo Alegre do Mosquito, Boca da Mata e Jequiá da Praia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município aparece constituído do distrito sede, não figurando os distritos da divisão de 1911.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o município volta a ser constituído de 4 distritos: São Miguel de Campos, Barra de São Miguel, Boca da Mata e Campo Alegre, não figurando o distrito de Jequiá da Praia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1937 o município está grafado São Miguel dos Campos e é constituído dos mesmos municípios da divisão anterior. No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o município é constituído de 4 distritos: São Miguel de Campos, Barra de São Miguel, Boca da Mata e Campo Alegre.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 2.909, de 30-12-1943, o distrito de Campo Alegre passou a denominar-se Mosquito.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948 o município já grafado São Miguel os Campos é constituído de 4 distritos: São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel, Boca da Mata e Mosquito. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei n.º 1.637, de 05-08-1952, o distrito de Mosquito voltou a denominar-se Campo Alegre.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 4 distritos: São Miguel de Campos, Barra de São Miguel, Boca da Mata e Campo Alegre.

A Lei Estadual n.º 2.085, de 26-12-1957, desmembra do município de São Miguel dos Campos o distrito de Boca da Mata, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual n.º 2.086, de 26-12-1957, desmembra do município de São Miguel dos Campos o distrito de Campo Alegre, elevado à categoria de município.

Pelo Acórdão do Superior Tribunal Federal, de 18-08-1958, são extintos os municípios de Campo Alegre e Boca da Mata, sendo seu território anexado ao município de São Miguel dos Campos, como simples distritos.

A Lei Estadual n.º 246, de 11-11-1958, desmembra do município de São Miguel dos Campos o distrito de Boca da Mata, elevado novamente à categoria de município.

A Lei Estadual n.º 2.241, de 08-06-1960, desmembra do município de São Miguel dos Campos o distrito de Campo Alegre, elevado novamente à categoria de município
Em divisão territorial datada de I-VII-1960 o município é constituído de 2 distritos: São Miguel dos Campos e Barra de São Miguel.

A Lei Estadual n.º 2.612, de 02-07-1963, desmembra do município de São Miguel dos Campos o distrito de Barra de São Miguel, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade