Presidente Venceslau

História de Presidente Venceslau - SP

PRESIDENTE VENCESLAU - SÃO PAULO

HISTÓRICO

A penetração dos desbravadores no território do município verificou-se a partir de 1906, quando a empresa Diedrichsen & Tibiriça, por determinação de seus fundadores, Dr Francisco Tibiriça e Coronel Arthur de Aguiar Diedrichsen, iniciou a construção de uma rodovia ligando São Paulo, através do sudoeste, ao sul de Mato Grosso, zonas até então "desconhecidas e desabitadas". Para servir de apoio à construção foi instalado um porto no rio Paraná (Porto Tibiriça, atual Porto XV) e, mais tarde, um posto avançado, atual município de Indiana.

A colonização teve início com o estabelecimento de pequenos sitios e desenvolveu-se com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana à região em 8 de março de 1921. No local em que se fixou a equipe de engenheiros da ferrovia, formou-se uma povoação, denominada "Coroados" por terem sido encontrados na região muitos indios desse grupo. Segundo registros da época, seu primeiro povoador foi Pascoal Alexandre, que ali se estabeleceu com um "bolicho", espécie de botequim e casa de jogo.

Em dezembro de 1921 inaugurava-se a estação da Estrada de Ferro com o nome de Presidente Venceslau, topônimo que substituiu o de Coroados quando de sua elevação a distrito, em 1925, e a município em 1926. A construção da capela de São Francisco de Paula data de 1926 e a criação da Paróquia de Presidente Venceslau, de 1931.

GENTILICO: VENCESLAUENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
O distrito foi criado em 12 de dezembro de 1925, pela Lei Estadual nº 02.033-A e o município em 2 de setembro de 1926, pela Lei nº 2133.

Na divisão administrativa de 1933 o município figurava com os distritos Sede Presidente Venceslau e o distrito de Caiuá.

Atualmente é composto apenas pelo distrito sede.