Jumirim

História de Jumirim - SP

Jumirim São Paulo - SP
Hístorico F. Seade
O município de Jumirim, criado recentemente, em 27 de dezembro de 1995, foi distrito do município de Tietê, com sede no povoado de Jumirim e território desmembrado do distrito-sede daquele município, condição assumida a partir de 30 de novembro de 1944.

Suas referências mais antigas ligam-no à vila de Jumirim, cujo nome provém do topônimo tupi jurumirim que significa embocadura pequena. A formação do povoado teve como marco inicial a Estrada de Ferro Sorocabana ou, mais especificamente, a construção em 1886 de uma estação ferroviária alocada em parte das terras da fazenda Barreiro, pertencente ao português Manoel Novaes, considerado o fundador da cidade. Contou também com a influência da imigração italiana, uma vez que inúmeras famílias foram chegando à região em busca de melhores possibilidades.

(Prefeitura)
Jumirim teve sua origem com a inauguração da Estação Férrea em 24/06 de 1886 em terras do Português Manoel Novaes, fundador da cidade. Jumirim vem do Tupi-Guarani, Jurumirim, que significa salto pequeno,existente no Rio Sorocaba. Teve seu impulso na era do café e foi colonizada por imigrantes predominantemente de origem Italiana, cujos costumes, alimentos e o próprio linguajar sofreu grande influência. Era Distrito de Tietê até 1995 e tornou-se cidade tendo sua instalação em Janeiro de 1997. Jumirim hoje, é mais conhecido pela sua pesca, tanto na represa do "Guedes" como na Ponte da Amizade, ambas no Rio Sorocaba.

Gentílico: Jumirense

Distrito criado com a denominação de Jumirim, por decreto-lei estadual no 14334, de 30-12-1944, subordinado ao município de Tietê.

No quadro fixado para vigorar em 1944-1948, o distrito de Jumirim figura no município de Tietê.

Em divisão territorial datado de 1-VII-1960, o distrito de Jumirim permanece no município de Tietê.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jumirim, por lei estadual no 9330 de 27-12-1995, desmembrado de Tietê. Sede no antigo distrito de Jumirim. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município de Jumirim é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.