Hortolândia

História de Hortolândia - SP

Os primeiros capítulos da história de Hortolândia têm início entre os séculos XVIII e XIX, com o cultivo de café e algodão nas terras que, à época, eram conhecidas como bairro Jacuba.

O nome, que em tupi-guarani significa água quente (y-acub), baseia-se em um pirão feito com farinha de mandioca, cachaça, açúcar e mel, muito apreciado por viajantes que passavam pela região.

Em 1872, com a inauguração da estação ferroviária de Campinas, o local passa a integrar o caminho dos trens. A Estação Jacuba só vem depois, sendo instalada em 1917, exatamente onde funcionava, desde 1896, o ponto telegráfico.

Em 1947, surge o primeiro loteamento, o Parque Ortolândia, pertencente a João Ortolan. O empreendimento começa a trazer urbanização para o que viria a ser a cidade.

Distrito criado com a denominação de Hortolândia (ex-povoado de Jacuba), pela Lei Estadual n.º 2.456, de 30-12-1953, subordinado ao município de Sumaré.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Hortolândia permanece no município de Sumaré.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Hortolândia, pela Lei Estadual n.º 7.644, de 30-12-1991, desmembrado do município de Sumaré. Sede no antigo distrito de Hortolândia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01- 1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município e constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.