Barra Do Turvo

História de Barra Do Turvo - SP

BARRA DO TURVO SÃO PAULO
HISTÓRICO
Há notícias de que o início do povoamento da região dos rios Pardo e Turvo, próxima a confluência de ambos, ter-se-ia dado na metade do século XVII, quando aí chegaram os jesuítas para estabelecer catequese dos índios, fato comprovável pelos vestígios deixados pelo empreendimento.

Mas a colonização efetiva deu-se com a vinda de Antônio Bueno Sampaio, proveniente de Iporanga em 1852, fixando-se nas terras da margem esquerda do rio Turvo, no ponto onde este desagua no Pardo. Aí iniciou plantação de milho e criação de porcos.

As informações sobre a fartura produzida treouxe outros colonizadores, que construíram seus ranchos e abriram suas roças na margem direita do Turvo. Posteriormente Gregório da Silva e Malaquias Morato de Lima transpuseram o rio e fixaram-se junto as terras do fundador, Antônio Bueno Sampaio.

Em 1822 foi construído por Pedro Franco de Lima e seu filho Graciano, o cemitério do povoado e em 1894, inaugurada a capela erguida em louvor ao Sagrado Coração de Jesus.

Com a chegada, em 1896, de Antônio José de Lima que insalou sua casa comercial, os moradores passaram a contar com suprimento de artigos necessários. A criação de suínos ganhou impulso, ao lado da agricultura graças a ligação da Barra do Turvo com Iporanga e Itapeva, mediante tropas de Burros, ou em canoas, através do rio Pardo e Ribeira, com Uguape e Cananéia.

A criação do distrito deu-se em 1938 e o seu desmembramento de Iporanga, como município, em 1964.

GENTÍLICO: BARRA-TURVENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Barra do Turvo, por Decreto-Lei Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, no Município de Iporanga.

Em 1939-1943, o Distrito de Barra do Turvo figura no Município de Iporanga. Assim como nos quadros fixados pelas Leis Estaduais no 233, de 24-XII-1948 e 2456 de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos de 1949-1953 e 1954-1958.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barra do Turvo, por Lei no 8092 de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Iporanga. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 21 de março de 1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.