Avaí

História de Avaí - SP

O surgimento da povoação se deu com a chegada da ferrovia Noroeste, logo após a passagem dos engenheiros que constituíam a Comissão de Estudos dos cem primeiros quilômetros, realizado a partir de janeiro de 1905 e chefiada pelo engenheiro João Feleciano da Costa Ferreira, após haver transposto o Rio Batalha e atingido a encosta entre os rios Batalha e Jacutinga.

Foi ali, nesse local, que se colocou a placa quilométrica 48, a partir de Bauru, seu ponto inicial, para se construir, junto a essa mesma placa, a estação que viria a ter o nome Jacutinga.

Com as terras no local onde se edificaria a estação pertenciam à Fazenda Jacutinga, de propriedade do major Gasparino de Quadros e sua mulher, o administrador ou capataz João Baptista Dias, mais conhecido como "João Guari", sugeriu ao proprietário das terras que fizesse a doação de uma área para a formação de um povoado junto à estação.

Distrito criado com a denominação de Jacutinga pela Lei Estadual n.º 1.246, de 30-12-1910, subordinado ao município de Bauru.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Jacutinga figura no município de Bauru.

Pela Lei Estadual n.º 1.428, de 03-12-1914, é criado o distrito de Presidente Alves e anexado ao município de Avaí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Avaí, pela Lei Estadual n.º 1.672, de 02-12-1919, desmembrado de Bauru. Sede no atual distrito de Avaí. Constituído de 2 distritos: Avaí e Presidente Alves, ambos desmembrados do município de Bauru. Instalado em 21-04-1920.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o município é constituído de 2 distritos: Avaí e Presidente Alves.

Pela Lei n.º 2.175, de 28-12-1926, é criado o distrito de Guaricanga e anexado ao município de Avaí.

Pela Lei Estadual n.º 2.216, de 02-12-1927, é desmembrado do município de Avaí o distrito de Presidente Alves. Elevado à categoria de município.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Avaí e Guaricanga.

Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-12-1944, Avaí adquiriu do município de Bauru o distrito de Nogueira. O Decreto-lei Estadual citado acima transfere o distrito de Guaricanga do município de Avaí para o de Presidente Alves.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é Constituído de 2 distritos: Avaí e Nogueira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.