Nossa Senhora Aparecida

Sergipe

História de Nossa Senhora Aparecida - SE

Nossa Senhora Aparecida Sergipe - SE

O município de Nossa Senhora Aparecida, criado em 1963, com a denominação de Cruz das Graças e sede no povoado Cruz do Cavalcante, foi desmembrado do município de Ribeirópolis. A instalação, entretanto, só ocorreu dois anos depois, com a posse do primeiro Prefeito e de cinco Vereadores.

Em 1975 mudada a denominação do Município para Nossa Senhora Aparecida, sua sede foi para o povoado Maniçoba.

O município, com a denominação de Cruz das Graças e terras desmembradas do município de Ribeirópolis, foi criado em 26 de novembro de 1963, pelo Decreto-Lei Estadual n.° 1.233. Pela Lei Estadual n.° 165-A, de 24 de dezembro de 1975, passou ao atual topônimo.

Desde sua criação até a presente data, o Município figura apenas com o Distrito-Sede, Nossa Senhora Aparecida.

O termo foi criado em 26 de novembro de 1963, e está jurisdicionado à Comarca de Ribeirópolis.

O Poder Judiciário é exercido pelo Juiz de Direito e o Ministério Público é representado pelo Promotor.

Acham-se habilitados, ao exercício da profissão, 2 advogados.

Gentílico: aparecidense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cruz das Graças, pela lei estadual nº 1223, de 26-10-1963, desmembrado de Ribeirópolis. Sede no atual distrito de Cruz das Graças. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-02-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1968.

Pela lei estadual nº 165-A, de 24-12-1975, o município de Cruz das Graças passou a denominar-se Nossa Senhora Aparecida.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município de Nossa Senhora Aparecida ex-Cruz das Graças é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal
Cruz das Graças para Nossa Senhora Aparecida alterado, pela lei estadual nº 165-A, de 24-12-1975.