Parazinho

Rio Grande do Norte

 

História de Parazinho - RN

Parazinho Rio Grande do Norte - RN


O povoado nasceu numa simples fazenda de gado edificada em terreno seco e com difícil acesso à água, porém localizado numa área de grande produção algodoeira, núcleo de convergência das safras da Serra Verde. Com a alta produção do algodão na região que tinha à frente o dinâmico líder João Severiano da Câmara, o território começava a crescer com o grande número de pessoas que lá chagavam e que transformaram o povoado num acampamento mercantilista, centro de negócios e escritório comercial, lugar que recebia e expedia o algodão para a sede do município.

No ano de 1930, o povoado de Parazinho já contava com a infra-estrutura de poço tubular, capela, escola e mais de 500 habitantes. O comércio se tornara mais intenso e já contava com armazéns, lojas e a realização de concorridas feiras.

Em 8 de maio de 1962, através da Lei nº 2.753, Parazinho desmembrou-se de Baixa Verde (hoje João Câmara), e tornou-se município.

Gentílico: parazinhense

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Parazinho ex-povoado, pela lei estadual nº 2753, de 08-05-1962, desmembrado de João Câmara ex-Baixa Verde. Sede no atual distrito de Parazinho ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 12-071962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2022 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade