Paraú

Rio Grande do Norte

História de Paraú - RN

Paraú Rio Grande do Norte - RN

EM 1701, Padre Lúcio de Mendonça de Sá, Alferes Manoel da Silveira de Carvalho, Diogo de Mendonça Bernardo Vieira de Melo, o último Capitão-Mor-Governador do Rio Grande do Norte, receberam sesmarias de 3 léguas cada uma, no rio Paraú, no município de Campo Grande, atual Augusto Severo.

Luiz Justino de Oliveira, fundador de Paraú, nasceu na fazenda Cachoeira, em 1875. Aos 23 anos, mudou-se preá a Fazenda Espírito Santo, casando-se com Maria Damásia Gomes, estabelecendo-se numa casa de taipa, com pequeno negócio de compra e venda que prosperando proporcionou a abertura de casas comerciais em outros municípios. Ali permaneceu, mesmo após o falecimento de sua esposa, empenho em fazer progredir a sua terra, pelo bem comum.

Em 1911, casa-se novamente, com Maria Siqueira Cabral, iniciando-se no ano seguinte, a construção de uma capela à devoção do Divino Espírito Santo, Padroeiro do município.

Tendo em vista haver, no agreste, município com idêntica denominação, ao ser instalada a Agência dos Correios e Telégrafos, teve seu nome mudado para Paraú de PERAU-U (rio do peraú, dos buracos submersos, onde se perde o pé).

Gentílico: parauense

Distrito criado com a denominação de Paraú, pelo decreto estadual nº 57, de 21-12-1953, subordinado ao município de Augusto Severo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Paraú, figura no município de Augusto Severo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paraú, pelo decreto estadual nº 2781, de 10-05-1962, desmembrado de Augusto Severo. Sede no atual distrito de Paraú ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 23-08-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.