Felipe Guerra

Rio Grande do Norte

História de Felipe Guerra - RN

Felipe Guerra Rio Grande do Norte - RN

DESMEMBRADO do município de Apodi, denominava-se originalmente Pedra d Abelha, topônimo nascido em virtude de grande número de abelhas localizados no interior de um enorme bloco calcáreo.

Sua história está ligada à Apodi, região denominada de Brejo do Apodi, área de terras com relativa umidade e de alta produtividade para o plantio.

Felipe Néri de Brito Guerra, grande incentivador da região, nasceu em Campo Grande / RN (atual Augusto Severo). Bacharel em Direito, político estudioso da Economia Regional, de temperamento meticuloso e grave, mereceu a homenagem, quando da região do município.

Gentílico: Felipe-guerrense ou felipense

Elevado à categoria de município com a denominação de Felipe Guerra, pela lei estadual nº 1027, de 11-12-1953, desmembrado de Apodi. Sede no atual distrito de Felipe Guerra ex-povoado de Pedra de Abelha. Constituído do distrito sede. Instalada em 01-01-1954.

Pelo Acórdão do Superior Tribunal Federal, de 13-09-1954, representação nº 217, o município foi extinto, sendo território voltando a condição de povoado de Apodi.

Elevado à categoria de município com a denominação de Felipe Guerra, pela lei estadual nº 2926, de 18-09-1963, desmembrado de Apodi. Sede no atual distrito de Felipe Guerra ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-10-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.