Monteirópolis

História de Monteirópolis - AL

Monteirópolis

Alagoas - AL

O Félix Negrão que tinha uma fonte de água pura, responsável pelo abastecimento demuitas famílias do lugar.

Em 1950, o povoado foi elevado à condição de vila por causa do grande movimento.Pertencia a Palmeira dos Índios até 1962 quando a vila foi emancipada. A instalação oficial aconteceu no dia 9 de setembro de 1962. A luta pela independência teve como líderes o deputado Remi Maia e Joaquim Belarmino Barros.

Em 1992, o município perdeu grande parte de sua área territorial, por conta da criação do município de Estrela de Alagoas.

Um dos principais atrativos de Minador do Negrão é a Praça Tereza Araújo Barros, ponto de encontro de jovens e adultos. As festividades também atraem muitos visitantes da região, destacando-se a Festa da padroeira, Nossa Senhora das Graças, e o já tradicional Baile dos Casados (março), onde os participantes têm que comprovar a união com documentação.

Gentílico: guaribense ou monteiropolense

Distrito criado com a denominação de Guaribas ex-povoado, pela lei estadual nº 2090, de 28-03-1958, com terras desmembrado do distrito de Jacaré dos Homens, subordinado ao município de Pão de Açúcar. Elevado à categoria de município com a denominação de Monteirópolis, pela lei estadual nº 2250, de 15-06-1960, confirmado pela lei estadual nº 2909, de 17-06-1968, desmembrado de Pão de Açúcar. Sede no atual distrito de Monteirópolis ex-Guaribas. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-08-1960. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.