A colonização da área que em 1991 foi transformada no município de Ulianópolis começou em 1958, quando os pioneiros montaram um pequeno acampamento sob um pé de Cumarú, próximo a um riacho. O encarregado do acampamento, o engenheiro Bernardo Sayão, ao ver o pequeno curso d`água pensou tratar-se do Gurupí, rio que estabelece a divisa dos Estados do Pará e Maranhão. Ao saber que era apenas um afluente do Gurupí, ele chamou o rio de Gurupizinho.
O povoado, que também começou a ser chamado de Gurupizinho, passou a abrigar na década de 60 várias famílias, atraídas pelos projetos de colonização da Amazônia e pela facilidade em conseguir terras na região. Entre as primeiras famílias a chegar ao local estava a Uliana, nome que deu origem a denominação atual do município. O local, que recebia muitos migrantes de outros estados, principalmente do Espírito Santo, inicialmente ficou conhecido como Gurupizinho dos Capixabas.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Ulianópolis pela Lei Estadual n.º 5.697, de 13-12-1991, sendo desmembrado de Paragominas. Sede no antigo distrito de Ulianópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2001 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.
Fonte: IBGE
Voltar