Luciára

Mato Grosso

História de Luciára - MT

A partir do final da década de cinquenta, iniciou-se a movimentação regional em consequência de projetos colonizadores, que foram incrementados com investimentos e recursos do governo federal.

Neste período Lúcio Pereira da Luz, goiano, liderando alguns companheiros dispostos e com bom espírito de aventura, lançaram-se num batelão através do Rio Araguaia. Procuravam um ponto ideal para formação de um núcleo de povoamento.

Durante o período em que transcorreu a viagem passaram relativa abundância, devido à caça e pesca. Também ocupavam-se da cata de ovos de tartaruga, uma iguaria regional do Araguaia.

Por fim, após muita andança, arrancharam-se num lugar a que denominaram Mato Verde, que foi o primeiro nome da futura cidade de Luciara.

Neste ponto os colonizadores foram criando estrutura para estabelecimento de um povoado. Fizeram certo alarde do que o lugar oferecia. Muitas famílias ouviram, e estabeleceram-se em Mato Verde.

Com o passar dos tempos o núcleo firmou-se como povoação e Lúcio Pereira da Luz tornou-se o principal líder do lugar.

As ações desenvolvidas pelos pioneiros foram tão importantes para Mato Verde que o povoado mudou de nome, passando a denominar-se Luciara, em homenagem ao goiano.

Distrito criado com a denominação de Luciara, pela Lei Estadual n.º 1.502, de 12-07-1961, subordinado ao município de Barra do Garças.

Elevado à categoria de município com a denominação de Luciara, pela Lei Estadual n.º 1.940, de 11-11-1961, desmembrado do município de Barra do Garças. Sede no atual distrito de Luciara (ex-povoado de Mato Verde). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-05-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 3.758, de 29-06-1976, é criado o distrito de Santa Terezinha e anexado ao município de Luciara.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Luciara e Santa Terezinha.

Pela Lei Estadual n.º 4.177, de 04-03-1980, é desmembrado do município de Luciara o distrito de Santa Terezinha. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 4.295, de 26-05-1981, é criado o distrito de São José do Xingu (ex-povoado), e anexado ao município de Luciara.

Pela Lei Estadual n.º 5.306, de 11-06-1981, é criado o distrito de Porto Alegre (ex-povoado), e anexado ao município de Luciara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Luciara, Porto Alegre e São José do Xingu.

Pela Lei Estadual n.º 5.010, de 13 -05-1986, é desmembrado do município de Luciara o distrito de Porto Alegre. Elevado à categoria de município com a denominação de Porto Alegre do Norte.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Luciara e São José do Xingu.

Pela Lei Estadual n.º 5.904, de 20-12-1991, é desmembrado do município de Luciara o distrito de São José do Xingu. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.