Dona Eusébia

Minas Gerais

História de Dona Eusébia - MG

Situado na Zona da Mata, co 70,21 quilômetros quadrados de área, o Município tem como riqueza principal a Água Mineral Fonte Hélios, que exporta para outras regiões, além do consumo interno. A sede, a 222 metros de altitude, está ligada a Belo Horizonte pela BR-285 numa distância de 302 quilômetros. As Bacias Hidrográficas dos Rios Pomba e Chopotó são seus principais recursos hídricos. O Clima é tropical ameno, a temperatura estável. A atual cidade teve origem no povoado formado às margens do Rio Pomba, a partir de 1920. Seu nome é uma homenagem à Senhora Euzébia de Souza Lima, uma fazendeira humilde que hospedava em sua casa trabalhadores ferroviários. Foi a fazendeira quem doou terras para a construção da estação ferroviária da Cidade e para a construção da Igreja de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Cidade. O município foi criado pela divisão administrativa do Estado de Minas Gerais, em Dezembro de 1962.