Vila Nova Dos Martírios

Maranhão

História de Vila Nova Dos Martírios - MA

Vila Nova dos Martírios Maranhão - MA

Nasceu com a chegada do Sr. Marcelino Cabral pelos anos 70. Após a chegada de outros moradore e de um crecimento relativamente maior, o povoado foi conhecido distrito de Vila Nova, até a sua emancipação. O nome Martírios deu-se pelo fato do difícil acesso a tudo e todas as coisas e até ao próprio ser humano. Os dados culturais atualmente são somente Festas de Reis e Divindades.

O município foi criado pela Lei Nº 6.181, de 10 de novembro de 1994, desmembrado do município de Imperatriz
O município de Vila Nova dos Martírios limita-se ao Norte com o Estado do Pará; a Oeste com o município de São Pedro da Água Branca; a Leste com o município de Cidelândia e ao Sul com o Estado do Tocantins

Gentílico: vila-novense

Formação administrativa
Elevado à categoria de município e distritos com a denominação de Vila Nova dos Martírios, pela lei estadual nº 6181, de 10-11-1994, desmembrado de Imperatriz. Sede no atual distrito de Vila Nova dos Martírios, ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.