Tutóia

Maranhão

História de Tutóia - MA

Segundo o historiador e geógrafo Cezar Augusto Marques, o rio nasce em terreno da freguesia de Araioses, rega o distrito da vila, correndo de sul para o norte até se lançar no canal chamado também Tutóia, formado pelo braço ocidental do rio Parnaíba. Na enchente da maré a boca do canal e a embocadura do rio têm largura e fundo bastante para ancoradouro de sumacas e escunas. Quando a Junta provisória do govwrno da província soube que tinha proclamado a independência da vila da Parnaíba, mandou o brigue de guerra Infante D. Miguel estacionar na embocadura deste rio com o fim de embaraçar a vinda dos independentes.

Deu-se isto em novembro de 1822. Era comandado esse brigue pelo capitão-tenente Francisco de Salem Freire Garção.

Distrito criado com a denominação de Tutóia por Resolução Régia, de 18-06-1757.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Tutóia por Resolução Régia de 01-08-1758. Sede na vila de Tutóia.

Pela Lei Provincial n.º 951, de 14-06-1871, é extinta a vila de Tutóia. A mesma Lei transfere a sede de Tutóia para a povoação de Barreirinhas.

Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Tutóia, pelo Decreto n.º 53, de 29-12-1890, sendo desmembrado de Barreirinhas e São Bernardo. Sede no distrito de Tutóia. Não temos data de instalação.

A Lei Estadual n.º 297, de 16-04-1901, transfere a sede do distrito de Tutóia para a povoação de Porto de Salina.

Pela Lei Municipal de 05-07-1893, é criado o distrito de Rio Novo e anexado ao município de Tutóia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído de 2 distritos: Tutóia e Rio Novo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município aparece constituído do distrito sede. Não figurando o distrito Rio Novo.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela Lei Estadual n.º 269, de 31-12-1948, foram criados os distritos de Barro Duro e Paulinho Neves e anexados ao município de Tutóia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído dos distritos de Tutóia, Barro Duro e Paulinho Neves. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

A Lei Estadual n.º 6.185, de 10-11-1994, desmembra do município de Tutóia o distrito de Paulinho Neves, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2014 o município é constituído de 2 distritos: Tutóia e Barro Duro.