Sambaíba

Maranhão

História de Sambaíba - MA

Sambaíba Maranhão - MA

No local onde Hoje se encontra a cidade, havia uma chapada revestida de árvores, com predominância de sambaíba. Daí a origem do topônimo.

Em Abril de 1923, João Graciliano Dutra e Bernardo Pereira de Arruda, acompanhados de 16 famílias, localizaram-se próximo ao rio das Balsas, com a finalidade de armar um estaleiro para construção naval. Até então, havia alí um pequeno aglomerado, composto de sete casas, vivendo seus habitantes da caça e pesca.

Após a inauguração do estaleiro, a povoação tomou certo impulso passando a despertar certo interesse das autoridades, que para alí mandara uma agência arrecadadora da prefeitura e coletoria.

Gentílico: sambaibense

Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Sambaíba, pela lei estadual nº 272, de 31-121948, subordinado ao município de São Raimundo das Mangabeiras.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de figura no município de São Raimundo das Mangabeiras.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sambaiba, pela lei estadual nº 1013, de 31-10-1953, desmembrado de São Raimundo das Mangabeiras. Sede no distrito de Sambaíba ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.