Pedro Do Rosário

Maranhão

História de Pedro Do Rosário - MA

Pedro do Rosário Maranhão - MA

O município de Pedro do Rosário, anteriormente povoado Bela Vista, pertencia ao município de Pinheiro, e teve sua origem com o sr. Leocádio e família que foram os primeiros moradores do lugar. Por volta de 1959, chegou ao lugarejo o sr. José Maria Cutrim e família, que construi moradia ao lado de Leocádio e batizaram o lugar com o nome de Bela Vista, pela beleza natural formada por um grande barranco, ornamentado pelo imenso palmeiral de babaçu e juçara, configurando um cenário de rara beleza.

Com a demarcação para a construção da estrada de rodagem, a casa de Leocádio serviu de marco no entrocamento que segue: 42 km para Viana, 43 km para Zé Doca e 48 km para Pinheiro.

Tanto, pela centralização entre os municípios, como também sua riqueza fértil do solo, o lugar foi atraindo novos moradores, todos trabalhadores rurais como as famílias de Adão, Antônio Raposo, Lazinho, Mundoca e outros.

Com a construção da estrada carroçável em 1968, ligando Zé Doca a Pinheiro, Bela Vista recebeu mais moradores, aumentando o número de residências. Apesar do lugarejo contar com a missão religiosa dos padres de Pinheiro, nesse ano foi celebrada uma missa em louvor a construção da estrada pelo pe. Inácio Demouro, vigário da diocesse de Viana e, a pedido de seus habitantes, o povoado foi batizado com o nome de Nova Bela Vista.
Gentílico: pedro-rosariense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Pedro Rosário, pela lei estadual nº 6190, de 10-111994, desmembrado de Pinheiro. Sede no atual distrito de Pedro Rosário expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.