Governador Edison Lobão

Maranhão

História de Governador Edison Lobão - MA

Governador Edison Lobão Maranhão - MA

O povoamento da região teve início com desmatamento em 1958 para construção da estrada de ligação entre Belém e Brasília.

Os primeiros moradores começaram se alojar no lugarejo denominado "maloca", sendo que um dos pioneiros foi o Sr. Manoel Rocha, que fixou sua família na localidade.
Cortado por vários córregos de água cristalinas, recebeu o nome Ribeirãozinho. Tem como riqueza arroz, milho, babaçu e diamantes, estes em escassez após intensa exploração.

O município foi criado pela Lei Nº 6.194, de 10 de novembro de 199, desmembrado do município de Imperatriz.

O município de Governador Edison Lobão limita-se ao Norte com o município de Davinópolis; a Leste com os municípios de Buritirana e Montes Altos; a Oeste com o Estado de Tocantins e ao Sul com os municípios de Ribamar Fiquene e Montes Altos.

Gentílico: edison-lobense ou lobense

Formação Administrativa:
Elevado à categoria de município com a denominação de Edison Lobão, pela lei estadual nº 6194, de 10-11-1994, desmembrado de Imperatriz. Sede no atual distrito de Governador Edison Lobão ex-povoado de Ribeirãozinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.