Souto Soares

Bahia

História de Souto Soares - BA

O povoamento do território iniciou-se na primeira metade do século XVII por garimpeiros à procura de ouro e pedras preciosas. As exigências da coroa portuguesa, vinculadas à mineração, desiludiram muitos mineradores, que passaram a se dedicar à agropecuária. Assim surgiram várias fazendas que posteriormente se transformaram em povoados.

Dentre os povoados formados, encontrava-se Licuri, elevado à condição de vila em 1953. Em 1962, tornou-se o município com o novo nome Souto Soares, em homenagem ao médico João Souto Soares.

Distrito criado com a denominação de Licuri (ex-povoado), pela Lei Estadual n.º l628, de 30-12-1953, com terras desmembradas do distrito de Iraquara, subordinado ao município de Seabra.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Licuri, figura no município de Seabra.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Souto Soares, pela Lei Estadual 1.700, de 05-12-1962, desmembrado de Seabra. Sede no atual distrito de Souto Soares (ex-Licuri). Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de e 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

Pela Lei n.º l são criados os distritos de Cisterna e Segrêdo e anexados ao município de Souto Soares.

Em divisão territorial datada de e 2005, o município é constituído de 3 distritos: Souto Soares, Cisterna e Segrêdo
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.