Barra De Santo Antônio

Alagoas

História de Barra De Santo Antônio - AL

Barra de Santo Antônio Alagoas - AL

Barra de Santo Antônio deve sua colonização aos holandeses, que chegaram ao litoral por volta de 1853. A partir daí começou o progresso no povoado, que era constituído por poucas casas de taipa construídas à margem do rio Santo Antônio, que corta a cidade em dois locais distintos - um mais urbano, sede da cidade (à margem direita) e o outro, mais turístico e nativo (à margem esquerda). Neste lado, durante muitos anos houve um cruzeiro construído pelos holandeses, que servia de ponto de partida para a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, destruído pelo tempo.

Na época de progresso funcionou um estaleiro onde eram construídos barcos e navios de pequeno porte, com isso, o povoado foi crescendo. A pesca e a exploração da pedra calcárea sempre foram os pontos básicos da economia.

O movimento de emancipação política do distrito, então pertencente a São Luiz do Quitunde, foi liderado por Manoel Monteiro de Carvalho. Em 1960, a cidade conseguiu a emancipação.

Barra de Santo Antônio tem, no turismo, sua vocação natural. Suas praias conservam característias selvagens e linhas de arrecifes formam piscinas naturais de uma limpidez incontestável. Cortada pelo rio Santo Antônio, a Barra se divide em duas partes, a mais urbana que integra a estrutura da cidade, e, navegando pelo rio, a mais nativa, onde se concentram os principais pontos turísticos entre eles, a Ilha da Crôa, cuja travessia é feita por balsas. Ainda como atrativos, as praias de Carro Quebrado, das Enseadas e Tabuba. Entre as festividades, destacam-se o carnaval, a Micacrôa, os festejos juninos, a festa de abertura do verão, a festa do padroeiro, São Sebastião (20 de janeiro) e da Emancipação (20 de agosto).

Gentílico: barrense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de São Luís do Quitunde o distrito de Barra de Santo Antônio Grande.

Pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943, o distrito de Barra de Santo Antônio Grande passou a denominar-se simplesmente Barra de Santo Antônio.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Barra de Santo Antônio ex-Barra de Santo Antônio Grande, figura no município de São Luís do Quitunde.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barra de Santo Antônio, pela lei estadual nº 2285, de 20-08-1960, desmembrado de São Luís do Quitunde. Sede no antigo distrito de Barra de Santo Antônio. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-09-1960.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Barra de Santo Antônio Grande para simplesmente Barra de Santo Antônio alterado, pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943.