São Sebastião

História de São Sebastião - SP

São Sebastião foi um dos primeiros povoados estabelecidos na costa brasileira, elevado à vila em 1636. Uma visita ao centro histórico nos leva a uma viagem de volta ao tempo.

A cidade recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou a expedição de Américo Vespúcio em 1502. Seu povoamento se formou por consequência da ocupação de terras por sesmeiros portugueses vindos da Vila de Santos. Antes da colonização portuguesa, a região era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a Serra de Boiçucanga uma divisa natural das terras. Os escravos africanos também tiveram papel relevante no desenvolvimento de São Sebastião, já que em 1798 a cidade já contava com mais de 2300 escravos.

O Centro de São Sebastião possui sete quarteirões e oito edifícios tombados isoladamente pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio , Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado).

Elevado à categoria de vila com a denominação de São Sebastião pela Provisão de 16-03-1636, sendo desmembrado do município de Santos. Constituído do distrito sede.

Elevado à condição de cidade com a denominação de São Sebastião pela Lei Provincial n.º 20-04-1875.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, é criado o distrito de Maresias e anexado ao município de São Sebastião.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 2 distritos: São Sebastião e Maresias. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, é criado o distrito de São Francisco da Praia e anexado ao município São Sebastião.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 3 distritos: São Sebastião, Maresias e São Francisco da Praia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.