São Miguel Arcanjo

História de São Miguel Arcanjo - SP

SÃO MIGUEL ARCANJO SÃO PAULO
HISTÓRICO
Em meados do século XIX, povoadores fixaram-se ao longo da estrada de ligação entre Sorocaba e o Sul do País, formando novas fazendas dedicadas a culturas diversas. Nessa época, ao sul de Itapetininga, um de seus povoadores, o Tenente Urias Emídio Nogueira de Barros, juntamente com parentes e amigos concentrados numa extensa área, formou o antigo bairro fazenda Velha.

Segundo informações, Maximina Nogueira Torres, filha do Tenente Urias, em homenagem ao seu marido falecido, Miguel dos Santos Terra, doou à igreja, terras para construção da capela, sob a invocação de São Miguel Arcanjo, daí derivando o nome do povoado que se formou em torno da ermida. Foi elevado em 1877, à freguesia com o nome de São Miguel Arcanjo.

O seu desenvolvimento sócio-econômico iniciou-se com o cultivo do algodão, que saía da roça para descaroçamento na cidade, em beneficiadoras Nacionais e Estrangeiras, que na década de 1920, somavam vinte estabelecimentos. Segundo alguns historiadores, essa foi a fase mais rica do Município.

GENTÍLICO: SÃO-MIGUELENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado por Lei Provincial nº 58, de 12-V-1877.

Elevado à categoria de Município por Lei Provincial nº 86, de 01 de abril de 1889. Desmembrada de Itapetininga. Constituído do Distrito sede. Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1908. Sua instalação verificou-se no dia, 30 de outubro de 1889.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao de 1911, o Município de São Miguel Arcanjo se compunha de 1 único Distrito, São Miguel Arcanjo, assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31-III-1938, o Município de São Miguel Arcanjo pertence ao termo judiciário e comarca de Itapetininga e figura com 1 só Distrito, São Miguel Arcanjo.

No quadro fixado pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30-XI-1938, para 1939-43, o Município de São Miguel Arcanjo é composto de 1 único Distrito, São Miguel Arcanjo e pertence ao termo de Itapetininga, da comarca de Itapetininga.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30-XI-1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-48, o Município de São Miguel Arcanjo ficou composto igualmente de 1 Distrito, São Miguel Arcanjo, comarca de Itapetininga.

Lei Estadual nº 233, de 24-XII-1948, incorpora o Distrito de Abaitinga ao Município de São Miguel Arcanjo.

Fixado o quadro territorial para vigorar em 1949-1953, composto de 2 Distritos, São Miguel Arcanjo e Abaitinga
Lei Estadual nº 2456, de 31 de dezembro de 1953. Desmembra o Distrito de Abatinga, seu território foi extinto.

O quadro territorial para vigorar em 1954-1958. Figura apenas com 1 Distrito, São Miguel Arcanjo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.