Platina

História de Platina - SP

PLATINA SÃO PAULO
HISTÓRICO
No século XIX, o povoado que hoje constitue o município de Platina era denominado de " Saltinho do Paranapanema" e foi fundado, ao que se propala, pelo sertanista Coronel Francisco Sanches de Figueiredo, proprietário na época de grande latifúndio, que fixou residência na vila que fundou. Tratando-se de um centro, aliás um dos poucos existnetes no vasto sertão sudoiste do Estado de São Paulo, sua evolução se deu rapidamente, talvez devido o êxodo de colonizadores que penetravam os sertões em busca de novas terras. O então povoado de Saltinho do Paranapanema, e posteirormente Distrito de Paz de Platina, chegou a centralizar todo o comércio da região. Dispunha de dezenas de grandes casas comerciais e tinha fácil meio de comunicação às regiões avançadas, visto que seu próprio fundador abriu a chamada " Estrada Boiadeira" até as barrancas do Rio Paraná. Esta estrada, ainda existente, corta o município de leste a oeste, ligando Platina a Campos Novos Paulista e a Assis. Em 26 de julho de 1894, pela lei nº309, a vila foi elevada a categoria de Distrito de Paz, passando a denominar-se PLATINA, jurisdicionado ao Município de Campos Novos do Paranapanema. Em 24 de dezembro de 1915, pela Lei nº 1478, elevou-se o distrito à categoria de Município, porém, ao passar por uma fase de decadência perde essa condição e volta a posição de distrito a partir de 1934, tendo nessa oportunidade também perdido parte de seu território para Assis. Todavia, em 30 de dezembro de 1953, readiquiriu Platina a categoria de município, instalando-se novamente em 1º de janeiro de 1955.

GENTÍLICO: PLATINENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Platina, por lei estadual no 309, de 26-07-1894, subordinado ao município de Campos Novos do Paranapanema.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, figura no município de Campos Novos do Paranapanema, o distrito de Platina..

Elevado à categoria de município com a denominação de Platina, por Lei Estadual no 1478, de 24-11- 1915, desmembrado do município de Campos Novos do Paranapanema (depois Campos Novos). Sede no antigo distrito de Platina. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-04-1916.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto-lei estadual no 6469, de 28-05-1934, foi extinto o município de Platina, sendo seu território anexado ao município de Palmital.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Platina pertencente ao município de Palmital.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Platina permenece no município de Palmital.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Platina permenece no município de Palmital.

Elevado novamente a categoria de município com a denominação de Platina, por lei estadual no 2456, e 30-12-1953, desmembrado de Palmital. Sede no antigo distrito de Platina. Constituído do distrito sede. Reinstalado em 01-01-1955.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do distrito sede
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.