Jaguariúna

História de Jaguariúna - SP

A história de Jaguariúna remonta aos tempos do antigo Caminho dos Goyazes, quando por ali passaram bandeirantes, tropeiros e boiadeiros rumo a Goiás e Mato Grosso em busca de ouro. Desbravando os ermos, semearam pousos, entrepostos de provisões e lugarejos que, pouco a pouco, se transformaram em vilas e cidades. Jaguariúna é uma delas.

Das roças primitivas floresceram os engenhos de açúcar até meados do século XIX. A implantação de engenhos, tocados por mão de obra escrava, ajuda a alavancar o crescimento do lugarejo. A crise internacional do açúcar, em 1860, faz a cana entrar em decadência. Mas Jaguariúna iria conhecer um novo ciclo de desenvolvimento impulsionado pelo cultivo do café, o ouro negro dos fazendeiros, que na primeira metade do século XIX começou a substituir os canaviais pelos cafezais. Surgia assim uma nova elite brasileira, os barões do café, que iriam reinar aqui e em outros cantos do Brasil, até quase meados do século XX.

Distrito criado com a denominação de Jaguari pela Lei Estadual n.º 433, de 05-08-1896, subordinado ao município de Mogi-Mirim.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911 o distrito de Jaguari figura no município de Mogí-Mirim. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, o distrito de Jaguari tomou o nome Jaguariúna e o município de Mogí-Mirim passou a grafar Mogi Mirim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948, o distrito de Jaguariúna figura no município de município de Mogí-Mirim. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jaguariuna pela Lei n.º 2.456, de 30-12-1953, sendo desmembrado do município de Mogí-Mirim. Sede no antigo distrito de Jaguariúna. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1955.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.