Igaraçu Do Tietê

História de Igaraçu Do Tietê - SP

A colonização da margem direita do rio Tietê, em meados do século XIX, possibilitou a formação da cidade de Barra Bonita, que atraiu grande número de colonos, principalmente imigrantes Italianos. Mas a dificuldade da travessia do rio retardou igual desenvolvimento na margem oposta, somente iniciado por volta de 1900, quando um grupo de pioneiros promoveu a formação do núcleo urbano.

O Coronel Joaquim Ribeiro, grande proprietário local, loteou parte de suas terras, determinando a construção de uma capela, concluída em 1926, sob invocação de São Joaquim. A povoação, inicialmente conhecida por Bairro de Barra Bonita, adotou o nome de São Joaquim , mas, quando foi elevado a Distrito de Paz, em 1903, oficializou o topônimo Igaraçu, cuja origem indígena significa canoa grande, alusão ao antigo porto instalado no local, para comunicação com Barra Bonita.

Com a Construção da ponte unindo as duas margens, em 1915, Igaraçu do Tietê passou a integrar o Município de Barra Bonita, inicialmente como 2º Zona Distrital, em 1938, e 2º Sub-distrito, em 1944. O advento da cana-de-açúcar deu grande impulso na economia local, promovendo seu rápido desenvolvimento.

Distrito criado com a denominação de Igaraçu (ex-povoado de São Joaquim), pela Lei Estadual n.º 882, de 19-10-1903, subordinado ao município de São Manoel do Paraíso.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Iguaraçu figura no município de São Manoel do Paraíso.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual n.º 9.073, de 31-03-1938, o distrito está grafado Igarassu e permanece no município de São Manoel.

Pelo Decreto Estadual n.º 9.775, de 30-11-1938, este distrito foi extinto. Seu território foi transferido do município de São Manoel para o município de Barra Bonita, constituindo umas das zonas do distrito de Barra Bonita.

Em virtude do Decreto-lei Estadual n.º 14.334, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, a 2º zona distrital de Barra Bonita ( Igaraçu) passa a ser 2º subdistrito.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, Igaraçu permanece como sub-distrito do município de Barra Bonita.

Elevado à categoria de município com a denominação de Iguaraçu do Tietê, por força da ei Estadual n.º 2.456, de 30-12-1953, desmembrado do município de Jaú. Sede no atual distrito de Igaraçu do Tietê. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fixado o quadro territorial para vigorar em 1954-1958, o município é composto do Distrito Sede.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.