Gabriel Monteiro

História de Gabriel Monteiro - SP

GABRIEL MONTEIRO SÃO PAULO
HISTÓRICO
Em 1909, o imigrante japonês Pedro Massakishi Kassawara chegou ao Brasil, com sua família, dirigindo-se para Olímpia, no norte do Estado, para trabalhar na agricultura.

Anos mais tarde, deslocou-se para a Alta Noroeste do Estado, adquirindo uma gleba de terras para plantio de café. Desbravou matas e fundou uma produtiva propriedade agrícola que atraiu outras famílias para o local.

Com o desenvolvimento do núcleo, Antônio Kassawara Katutok destinou dez alqueires de sua gleba para loteamento destinado a uma futura cidade. Em 1938, foi lavrada a escritura e nasceu, assim, a Vila Nova Olímpia, cujo nome foi uma homenagem à cidade de origem, Olímpia.

A prosperidade continuou e já no ano de 1947, 60% dos lotes foram ocupados por construções de alvenaria sendo que, para tanto foi instalada uma olaria na periferia da Vila.

Com o crescimento da Vila de Nova Olímpia, em 1948, foi elevada a Distrito, com o nome de Gabriel Monteiro. O Distrito passou a denominar-se assim em homenagem a Gabriel Monteiro da Silva, Chefe do Departamento das Municipalidades do Estado de São Paulo (hoje Secretaria do Interior).

GENTÍLICO: MONTEIRENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Gabriel Monteiro, por Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, com Sede no povoado de Nova Olimpia, no Município de bilac.

Fixado o quadro territorial para vigorar, respectivamente, no período de 1949-1953, o Distrito de Gabriel Monteiro figura no Município de Bilac.

Permanece no Município de Bilac no quadro fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 para o período 1954-1958.

Elevado à categoria de município com a denominação de Gabriel Monteiro, por Lei Estadual nº 5285 de 18 de fevereiro de 1959, desmembrado dos Municípios de Bilac e Piacatu, com Sede no antigo Distrito de Gabriel Monteiro. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1960.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.