Cananéia

História de Cananéia - SP

Cananéia São Paulo - SP

A Vila de Cananéia foi criada em 1601, em terras doadas pelo capitão Diogo de Medina ao Padre Agostinho de Matos, quando os Jesuítas iniciaram missões, num sítio denominado Ubupeba. Os antigos documentos nada revelam sobre a data da construção da capela, referindo-se apenas ao padroeiro São João Batista. Não há indícios de uma vila anterior que segundo consta, existiu em meados do século XVI, em torno de uma capela reverenciada àquele Santo.

Surgiu nessa época, início do século XVII, a pequena povoação que tomou o nome bíblico de São João Batista de Cananéia- provém de Canahan, a terra prometida.

Instalada numa faixa de terra que não oferecia riquezas imediatamente exploráveis pelos colonizadores, Cananéia esteve, desde os primórdios, localizada entre os portos de Paranaguá e de Iguape, escoadouros do mineral, tanto da serra dos Cadeados como dos afluentes do rio Ribeira de Iguape. Apesar desse fato, a região não conheceu a riqueza ligada à exploração do ouro, rio acima.

No século XVII, com a necessidade de meios de transporte, as tropas que se dirigiam ao Sul instalaram nesse núcleo diversos estaleiros cujos mestres carpinteiros chegaram do Rio de Janeiro e por Volta de 1782, Cananéia contava com dezesseis estaleiros e mais de duzentas embarcações produzidas.

Até meados do século XVIII, os Cananeenses limitaram-se a pescar e plantar para sua subsistência, cultivando arroz, cana-de-açúcar e mandioca. Houve, no início do século XIX, um incentivo à fabricação da chamada farinha de guerra, que servia como alimento às tropas do Sul. A pesca também passou a ser atvidade econômica básica e a maior fonte de riqueza para seus habitantes.

Gentílico: cananeiense

Freguesia criada com a denominação de São João de Cananéia, por Carta Régia de 18 de julho de 1587.

Elevado a categoria de município com a denominação de São João de Cananéia, por provisão de 13-07-1600. Sede na vila de São João Cananéia. Constituído do distrito sede. Não temos de instalação.

Elevado à categoria de cidade por lei municipal nº 5, de 6-07-1895.

Tomou a denominação de Cananéia por lei nº 975, de 20-12-1905.

Pela lei no 1073, de 21-08-1907, é criado o distrito de Ararapira, e anexado ao município de Cananéia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de Cananéia é constituído do 2 distritos: Cananéia e Ararapira.

Pela lei estadual nº 1757, de 27-12-1920, o distrito de Ararapira passou a denominar-se Ariri. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município de Cananéia é constituído de 2 distritos: distritos: Cananéia e Ariri (Ex-Ararapira).

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos Cananéia e Ariri. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituiído de 2 distritos: Cananéia e Ariri.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração toponímica municipal
São João de Cananéia para Cananéia, teve sua denominação alterado, por força da lei no 975, de 20-12-1905.