Buritizal

História de Buritizal - SP

Buritizal São Paulo - SP

A origem do seu nome advém da palmeira buritique é abundante nas margens do córrego Buritis, onde está localizada a cidade.

Por volta de 1850, vindos de Franca-SP, Sacramento e Jacutinga, Minas Gerais, surgiram os primeiros povoadores, iniciando a criação de gado, o plantio de algodão, arroz e, mais tarde, a extração de lenha, diversificando para o plantio de café e demais produtos da lavoura.

Em 1873, foi fundada a Vila dos Buritis, por Manoel Dias Ferreira, José Ignácio dos Santos Filho, João Damasio Ramos, Miguel Dias Cardoso e sua mulher Maria Perpétua da lua.

O Distrito de Paz de Buritis foi criado em 1897 e destacaram-se na sua criação: José Honório de Campos, Pedro Ignácio dos Santos, José Antônio Vieira, Antônio Fernandes Pinheiro, José Fernandes Pinheiro, Clementino Mendes Pinheiro, José Martins de Andrade, Antônio Faustino Marques e outros.

Em 1944, foi ter o nome de Buritis para Buritizal.

Gentílico: buritinense

Distrito criado com a denominação de Buritís, pela lei estadual no 515, de 28-11-1897, subordinado ao município de Igarapava.

Em divisão referente ao ano de 1911, o distrito figura no município de Igarapava com a denominação de Patrocínio de Buritis.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito figura no município de Igarapava com a denominação anterior Buritis.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, o distrito de Buritís passou a denominar-se Buritizal.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município de Buritizal (ex-Buritis) figura no município de Igarapava.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado a categoria de município com a denominação de Buritizal, pela lei estadual nº 2456, de 30-12-1953, desmembrado de Igarapava. Sede no antigo distrito de Buritizal. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1955.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais
Buritís para Patrocínio de Buritis alterado, em 1911.Buritís para Biritizal alterado, pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944.