Areiópolis

História de Areiópolis - SP

O povoado de Areiópolis surgiu de um aglomerado (Vila Areia Branca) na confluência de várias propriedades agrícolas que exploravam a cultura do café na região compreendida entre os municípios de Lençóis Paulista, São Manoel e Igaraçu do Tietê.

Em 1893, começou a formação da Vila de Areia Branca com a doação à Capela de Santa Cruz de onze alqueires de terras à margem esquerda do rio Areia Branca por Joaquim Ignácio de Oliveira Gois e seu cunhado, Antônio Gonçalves da Silva à Mitra Diocesana de Botucatu para loteamento, por vias de aforamento, à denominada Fábrica de Santa Cruz. Por volta de 1906, a então Vila Areia Branca passou a denominar-se Areiópolis, topônimo derivado de seu principal rio, Areia Branca.

Após ter sido elevada a distrito de paz, vários melhoramentos foram introduzidos na vila, tais como, instalação de Cartório de Registro Civil e iluminação elétrica.

Distrito criado com a denominação de Areiópolis, pela Lei Estadual n.º 1.569, de 03-12-1917, subordinado ao município de São Manuel.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Areiópolis figura no município de São Manuel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Areiópolis pela Lei Estadual n.º 5.285, de 18-02-1959, desmembrado de São Manuel. Sede no antigo distrito de Areiópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1960.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial data de 2017.