Arealva

História de Arealva - SP

Presumivelmente a fundação do povoado data de 1867 e foram seus iniciadores: Antônio Manuel, João Cândido, Vitor e Belarmino Prestes, José Fernandes do Prado e Gasparino de Quadros.

O núcleo foi inicialmente chamado de Povoado do Soturna, por estar localizado no trecho do rio Tietê, onde há uma ilha que havia recebido essa denominação. Situado em terreno de topografia acidentada, foi palco de combates entre indígenas que habitavam a região e os fundadores do povoado, não sendo possível, no entanto, precisar a que nação pertenciam os silvícolas.

Em 1870, a família Prestes, fez doação de 10 alqueires der terra para o Bispado de Botucatu para se constituir em Patrimônio, sob a invocação de Santa Catarina.

Pó rvolta da 1911 surgiram por esse tempo os primeiros comerciantes; Antônio Vitor Ferreira, Nicolau Juliano Nicoliello e os irmãos José e Vicente Flores.

O nome de Arealva é devido à areia muito alva das praias da ilha Soturna.

Distrito criado com a denominação de Soturna, pela Lei n.º 1.284, de 20-12-1911, subordinado ao município de Pederneiras.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Soturna figura no município de Pederneiras.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920.

Pela Lei Estadual n.º 2.026, de 27-12-1924, o distrito de Soturna foi transferido do município de Pederneira para constituir o novo município de Iacanga.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Soturna figura no município de Iacanga.

Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943.

Elevado à categoria de município com a denominação de Arealva pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, desmembrado do município de Iacanga. Sede no atual distrito de Arealva (ex-Soturna). Constituído de 2 distritos: Arealva e Jacuba, ambos desmembrados do município de Iacanga. Instalado em 01-04-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Arealva e Jacuba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.