Lontras

Santa Catarina

História de Lontras - SC

Os primeiros colonizadores foram alemães que, carregando seus pertences em burros, avançaram pelas margens do Rio Itajaí-açú, encontrando a região que pertencia às terras adquiridas e depois divididas por Hermann Otto Blumenau, vindo da Alemanha por volta de 1850
A colonização de Lontras começou em 1898, tendo como primeiro colono, Henrique Schroeder. Cooperaram, também, para o desenvolvimeto da localidade, os seguintes colonizadores : Ludwig Steffens, Carlos Hager, Rodolfo Danker, Augusto Wolf, Germano Haare, Henrique Christen, entre outros.

O nome da cidade origina-se do mamífero lontra que vivia na região
A colonização alemã deixou traços marcantes na arquitetura do município, tendo casas tradicionais presentes em todo o centro.

O município foi criado em 19-12-1961 pela lei nº 791. Sua instalação ocorreu em 30-12-1961.

Gentílico: Lontrense
Comarca: Rio do Su