David Canabarro

História de David Canabarro - RS

David Canabarro
Rio Grande do Sul - RS

Os primeiros moradores chegaram nesta localidade por volta de 1910 a 1920 . Entre os pioneiros de nosso município destacamos: Joaquim Nunes de Lara, Cecílio Luiz da Costa, Felipe de Oliveira Pilar, Joel Possan, Fabricio de Oliveira Pilar entre outros. Alguns anos depois vieram também: Florêncio Bernardi, Otávio Bernardi, Abel De Bastiani e outros.

Quando aqui chegaram encontram somente mata virgem, a qual com muito sacrifico começaram a desbravar e estabeleceram suas moradias.

Distrito criado com a denominação de Trinta e Cinco (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 152, de 27-01-1950, com território desmembrado do distrito de Ametista, subordinado ao município de Passo Fundo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Trinta e Cinco, figura no município de Passo Fundo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de David Canabarro, pela Lei Estadual n.º 5.196, de 28-12-1965, desmembrado do município de Passo Fundo. Sede no atual distrito de David Canabarro (ex-Trinta e Cinco). Constituído do distrito sede. Instalado em 28-05-1966.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Distrital

Trinta e Cinco para David Canabarro, alterado pela Lei Estadual n.º 5.196, de 28-12-1965.