Cabixi

Rondônia

História de Cabixi - RO

Cabixi teve origem do distrito de Cabixio desmembrado do município Colorado do Oeste em 1988 pela importância social e econômica alcançada.

Sua base demográfica integra os vales dos rios Cabixi e Guaporé. Seus primeiros habitantes, os índios Cabixi, foram ali encontrados pelos bandeirantes paulistas no século XVII e pela Comissão Rondon em 1909.

O topônimo Cabixi é em homenagem aos primitivos habitantes, dos quais o rio emprestou o nome.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cabixi, pela Lei Estadual n.º 208, de 06-07-1988, desmembrado do município de Colorado do Oeste. Sede no atual distrito de Cabixi. (ex-localidade). Constituído de 2 distritos: Cabixi e Planalto São Luís, ambos criados pela mesma lei acima citada. Instalado em 31-12-1988.

Pela Lei Estadual n.º 198, de 11-05-1988, é extinto o distrito de Planalto São Luís, sendo sua área anexada ao distrito sede do município de Cabixi.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.