Tenente Laurentino Cruz

Rio Grande do Norte

História de Tenente Laurentino Cruz - RN

Tenente Laurentino Cruz Rio Grande do Norte - RN

Em 1977, padre Sinval Laurentino, na época prefeito de Florânia, decidiu fundar uma nova povoação dentro dos limites de seu município começando um intenso trabalho de construção de casas de alvenaria no chamado Alto da Serra.

A iniciativa histórica do padre Sinval fez surgir um povoado que já nasceu forte, contando com
o apoio da comunidade e o interesse do poder público que recebeu o nome de Tenente Laurentino Cruz, numa homenagem prestada ao pai do principal responsável pelo empreendimento.

Tenente Laurentino Cruz teve um desenvolvimento imediato e logo a comunidade experimentava sinais de prosperidade, com ênfase para a atividade agrícola. Em poucos anos o povoado viu crescer seu núcleo populacional e sua atividade econômica, com a presença cada vez maior de novos moradores atraídos pela infra-estrutura local e pela qualidade de suas terras.

No início da década de noventa, a povoação criada pelo idealismo empreendedor do padre Sinval Laurentino, já era um considerável conglomerado populacional e começava a viver dias de luta por sua emancipação política.

No dia 16 de julho de 1993, através da Lei nº 6.450, o povoado de Tenente Laurentino Cruz foi desmembrado de Florânia e elevado à categoria de município.

Gentílico: laurentinense ou tenente- laurentinense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Tenente Laurentino Cruz, pela lei estadual nº 6450, de 16-07-1993, desmembrado de Florânia. Sede no atual distrito Tenente Laurentino Cruz ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instados em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 2007.