São Pedro

Rio Grande do Norte

História de São Pedro - RN

São Pedro Rio Grande do Norte - RN

Uma propriedade rural em território pertencente ao município de Macaíba deu origem nos idos de 1930, ao povoado de São Pedro e já contava com escola, feira semanal, muitas moradias e uma capela em homenagem a São Pedro.

Situado à margem direita do rio Potengi o povoado enfrentou desde o início uma permanente disputa com seu vizinho, o povoado de Pedra Branca, situado à esquerda do mesmo rio e pertencente ao município de São Gonçalo, que serviu de estímulo para o seu desenvolvimento.

Em 11 de maio de 1962, através da Lei nº 2.790, São Pedro foi desmembrado de São Paulo do Potengi tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: são pedrense

Elevado à categoria de município com a denominação de São Pedro, pela lei estadual nº 2790, de 11-05-1962, desmembrado de São Paulo. Sede no atual distrito de São Pedro. Constituído do distrito sede. Instalado em 11-06-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.