Rio Do Fogo

Rio Grande do Norte

História de Rio Do Fogo - RN

Rio do Fogo Rio Grande do Norte - RN

Nos idos de 1877, quatro famílias fugindo de uma avassaladora seca deixaram o sertão potiguar e seguiram pelos caminhos do litoral. Ao alcançarem a região banhada pelo rio Roxo, fixaram moradia à esquerda de um pequeno rio de águas escuras.

As famílias sertanejas mantinham seu sustento através de pescaria numa grande lagoa existente nas proximidades. No caminho para as pescarias noturnas, avistavam com freqüência aparições de um grande círculo de fogo em torno da lagoa com conotação de um autêntico fenômeno sobrenatural. A partir disso, os habitantes pioneiros passaram a chamar a lagoa de lagoa do Rio do Fogo e conseqüentemente o pequeno rio recebeu o nome oriundo do fenômeno e passou a se chamar Rio do Fogo, originando o nome da localidade.

Na trajetória de sua consolidação, Rio do Fogo contou nos primeiros anos com a participação incentivadora de Francisco Apolinário Gaspar, Miguel Elias, José Monteiro, Zeferino de Oliveira, José Teixeira de Andrade, Miguel Arcanjo de Castro, Jerônimo de Castro (primeiro professor do povoado) Maria Nazaré Furtado (primeira professora) e José Porto Filho (poeta).

Com o passar dos anos a comunidade de Rio do Fogo foi crescendo e a localidade se desenvolvendo, tendo sempre a pesca local como principal fonte econômica.

Depois de pertencer a jurisdição de Touros e posteriormente a de Maxaranguape, Rio do Fogo alcançou sua emancipação política, tendo como ponto de partida o plebiscito realizado no dia 17 de setembro de 1995. Através da Lei nº 6.842, de 21 de dezembro de 1995, Rio do Fogo foi desmembrado de Maxaranguape e elevado à condição de município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: rio-foguense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Rio do Fogo, pela lei estadual nº 6842, de 21-12-1995, desmembrado de Maxaranguape. Sede no atual distrito de Rio do Fogo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.