Porto Do Mangue

Rio Grande do Norte

História de Porto Do Mangue - RN

Porto do Mangue Rio Grande do Norte - RN

Atraídos pela movimentação cotidiana causada pelo pequeno porto marítimo localizado à beira de um mangue, várias famílias de trabalhadores em atividades marítimas deram início a um povoamento que devido a sua localização, recebeu o nome de Porto do Mangue.

A prosperidade alcançada com a pesca, a extração vegetal e o cultivo de pequenas lavouras, impulsionou o crescimento do povoado.

A luta pela emancipação política contou com a participação de toda a comunidade e de várias lideranças regionais.

No dia 28 de dezembro de 1995, através da Lei nº 6.851, Porto do Mangue teve suas terras desmembradas do município de Carnaubais, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: porto-manguense

Distrito criado com a denominação de Porto do Mangue ex-povoado, pela lei estadual nº 2366, de 11-12-1958, com terras desmembrada do distrito de Carnaubais, subordinado ao município de Açu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Porto de Mangue, figura no município de Açu.

Pela lei estadual nº 2927, de 18-09-1963, o distrito de Porto do Mangue, deixa de pertencer ao município de Açu para ser anexado ao novo município de Carnaubais.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Porto do Mangue, figura no município de Carnaubais.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Porto do Mangue pela lei estadual nº 6851, de 28-12-1995, desmembrado de Carnaubais. Sede no antigo distrito de Porto do Mangue. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 2927, de 18-09-1963, transfere o distrito de Porto do Mangue do município de Açu para o de Carnaubais.