Pedra Grande

Rio Grande do Norte

História de Pedra Grande - RN

Pedra Grande Rio Grande do Norte - RN

Nos idos de 1919, quando João Vitor fundou o sítio São João e lá construiu moradia e um curral, estava iniciado um novo povoamento da localidade. Em seguida, chegaram ao povoado, vindos da praia de Canto Baixo, município de Touros, os trabalhadores e proprietários Manoel Félix de Moraes, Januário Pedro da Silva, Manoel Gabi, Januário Lucas e Manuel Pulu.

Pelo fato de existir uma pedra com mais de três metros de largura, a maior das redondezas, na estrada aos redores do povoado e chamada pelos moradores de Pedra Grande, o povoado que ali surgiu, recebeu o mesmo nome. Pela sua boa localização numa área agrícola e pastoril, a povoação teve um grande crescimento, no período do chamado surto algodoeiro na Serra Verde.

Pedra Grande foi elevado a categoria de distrito do município de São Bento do Norte, no ano de 1958. Em 7 de maio de 1962, através da Lei nº 2.745, desmembrou-se de São Bento do Norte, tornando-se município e alcançando sua emancipação política.

Gentílico: pedra-grandense

Formação Adminstrativa
Distrito criado com a denominação de Pedra Grande ex-povoado, pela lei estadual nº 2345, de
31-12-1958, subordinado ao município de São Bento do Norte. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Elevado à categoria de município com a denominação de Pedra Grande, pela lei estadual nº
2745, de 07-05-1962, desmembrado de São Bento do Norte. Sede no atual distrito de Pedra Grande
ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-02-1962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.