Galinhos

Rio Grande do Norte

História de Galinhos - RN

Galinhos Rio Grande do Norte - RN

A primeira referência que se tem da área do atual município de Galinhos, foram as terras de propriedade do Padre Jesuíta João de Melo, Superior de Aldeia de Guajiru, no Porto de Galos.

Local grandemente propício à pesca, devido a abundância de peixes voadores e galos, atraiu pescadores, que se fixaram em aldeias e iniciaram o povoamento da localidade.

As salinas naturais, também contribuíram para desenvolvimento do povoado.

O nome de Galinhos surgiu, em face dos peixes galos lá pescados, serem de pequeno porte, por isso chamados, pelos pescadores de galinhos, nome que estenderam ao povoado.

Gentílico: galinhense

Distrito criado com a denominação de Galinhos ex-povoado, pela lei lei estadual nº 2350, de 31-12-1958, subordinado ao município São Bento do Norte.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Galinhos, figura no município de São Bento do Norte.

Elevado à categoria de município com a denominação de Galinhos, pela lei estadual nº 2838, de 26-03-1963, desmembrado de São Bento do Norte. Sede no atual distrito de Galinhos ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.