Paranavaí

Paraná

História de Paranavaí - PR

Entre as mais jovens regiões do Estado do Paraná a serem povoadas e colonizadas, como decorrência do ciclo do café, está a imensa zona situada a noroeste, na bacia dos rios Paraná e Paranapanema, nos lindes do Paraná com o Estado de Mato Grosso. Foi ali que, ainda no início do século XVI, espanhóis e portugueses fizeram as suas primeiras penetrações, quase ao mesmo tempo, desencadeando as primeiras lutas pela posse efetiva da terra.

Assim, o descobrimento, o desbravamento e o povoamento das terras que hoje constituem o Estado do Paraná foram obra de castelhanos, portugueses e bandeirantes paulistas que, a partir de 1501, começaram a fazer suas primeiras "entradas" através do sertão guairenho, trilhando os caminhos fluviais e as "picadas" íngremes do sertão agreste ignoto e bravio. Data do início dessas penetrações a abertura dos primitivos caminhos através do sertão e conhecidos pelas denominações de Caminho de Peabiru ou de São Tomé, Caminho Terrestre do Cubatão, Caminho Fluvial do Cubatão, de ltupava e do Arraial e de Sorocaba a Viamão, por onde transitaram, no século XVI, personalidades ilustres, numerosas pessoas e expedições as mais diversas.

Foi exatamente nas terras que hoje constituem a prodigiosa região do Norte do Paraná que o rei de Espanha, tendo em vista as disposições do Tratado de Tordesilhas, mandou aos seus súbditos que promovessem a invasão do território brasileiro, iniciando ali a formação de aldeamento de índios selvagens, a fundação de povoados e a catequese e civilização dos povos autóctones que, até aquela época, eram os únicos donatários da terra.

Distrito criado com a denominação de Paranavaí, pela Lei Estadual n.º l2, de 10-10-1947, subordinado ao município de Mandaguari.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944 a 1948 o distrito de Paranavaí figura no município de Mandaguari. Assim permanecendo em divisão territorial datada de divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paranavaí, pela Lei Estadual n.º l.790, de 14-12-1951, sendo desmembrado do município de Mandaguari. Sede no atual distrito de Paranavaí. Constituído de 3 distritos: Paranavaí, Catarinense e Porto São José, todos criados pela mesma Lei acima citada. Instalado em 14-12-1952.

Pela Lei Municipal n.º l13, de 05-08-1953, é criado o distrito de Guairaçá e anexado ao município de Paranavaí.

A Lei Estadual n.º l.253, de 26-11-1954, desmembra do município de Paranavaí o distrito de Porto São José, para constituir o novo município de Loanda.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Paranavaí, Catarinense e Guairaçá.

Pela Lei Municipal n.º l.116, de 23-08-1955, é criado o distrito de Jurema e anexado ao município de Paranavaí.

Pela Lei Municipal n.º l.157, de 01-10-1956, é criado o distrito de Planaltina do Paraná e anexado ao município de Paranavaí.

Pela Lei Municipal n.º l.165, de 15-02-1957, é criado o distrito de Comur e anexado ao município de Paranavaí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 6 distritos: Paranavaí, Catarinenses, Comur, Guairacá, Jurema e Planaltina do Paraná.

A Lei Estadual n.º l4.245, 25-07-1960, desmembra do município de Paranavaí os distritos de Jurema, Guairacá e Planaltina do Paraná, elevando-os à categoria de município, sendo o distrito Jurema elevado a município a com denominação de Amaporã. Pela mesma Lei Estadual o distrito de Comur foi transferido do município de Paranavaí, para constituir o novo município de Planaltina do Paraná.

Pela Lei Estadual n.º l4.311, de 06-01-1961, é criado o distrito de Cristo Rei e anexado ao município de Paranavaí.

Pela Lei Estadual n.º l.717, de 21-05-1963, Paranavaí adquiriu do município Alto Paraná o distrito de Sumaré.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído de 4 distritos; Paranavaí, Catarinense, Cristo Rei e Sumaré.

Pela Lei Estadual n.º l5.269, de 24-01-1966, é criado o distrito de Deputado José Alonso e anexado ao município de Paranavaí.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 5 distritos: Paranavaí, Deputado José Alonso, Catarinense, Cristo Rei e Sumaré.

Pela Lei Estadual n.º l5.941, de 08-05-1969, o distrito de Catarinense tomou a denominação de Graciosa.

Em divisão territorial 1-I-1979, o município é constituído de 5 distritos: Paranavaí, Cristo Rei, Deputado José Alonso, Graciosa e Sumaré. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.