Tailândia

Pará

História de Tailândia - PA

Na década de 70, a construção da PA-150, que corta o Estado do Pará de norte a sul foi um dos principais motivos que contribuíram com os conflitos pela terra entre fazendeiros que buscavam incentivos fiscais junto à SUDAM - grileiros pessoas que se apossavam da terra para fins especulativos e reserva de valor e posseiros trabalhadores rurais e pequenos proprietários que se estabeleceram na terra e acompanhavam a abertura da estrada.

Com a intensificação da violência, o então governador do Estado, Alacid Nunes, determinou ao Instituto de Terras do Pará (Iterpa) a intervenção na região. Em 03 de junho de 1978, com a chegada dos primeiros técnicos, a localidade sofreu a intervenção da PM, sob o comando do Tenente Pinheiro, iniciando-se assim o cadastramento dos colonos e a administração do projeto de colonização, demarcação de terras devolutas e distribuição de lotes entre os quilômetros 51 e 183 da PA-150, numa área de 158.400 hectares.

Em julho de 1978, em uma das reuniões entre os interventores e a população, decidiu-se questões importantes para a cidade, como o padroeiro que seria São Francisco de Assis -, a data de sua homenagem, dia 04 de outubro, e escolheu-se o nome da localidade proposto pelo então interventor, Tenente Pinheiro, que comparou os conflitos da cidade com os que ocorriam no país asiático Tailândia, que passava por uma guerra civil e de fronteiras
Contudo, Tailândia, que fazia parte do município do Acará, só teve a sua emancipação político-administrativa em 10 de maio de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tailândia pela Lei Estadual n.º 5.452, de 10-05-1988, sendo desmembrado de Acará. Sede no atual distrito de Tailândia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1991 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial de 2014.