O remanescente da fazenda Araguaia foi vendido às famílias Vigilato Rodrigues Luciano e Manoel Fernandes Pereira, que doou partes de suas terras a Zeca Ferreira. A Igreja dividiu suas terras, iniciando a colonização sob o regime de aforamento, época em que foi outorgado a José Manoel Salgueiro, o título de fabriqueiro. Com a ocorrência de um incêndio no Cartório de Tabelionato, houve a destruição dos documentos, ocasionando possivelmente algumas renegociações e o Fabriqueiro com sua esposa Dona Mara Júlia Carvalho Salgueiro, a 5 de setembro de 1919, ratificaram a doação no Cartório do Primeiro Oficio João Coutinho, na Cidade de Goiás Velho, registrado no Livro de n° 3, fls. 951, do Cartório Imobiliário de Jataí GO.
Em quatro de fevereiro de 1920, o Fabriqueiro já exercia na sede da fazenda dos Salgueiros o comércio de gênero alimentício e produtos industrializados, e nas proximidades desses comércios foi surgindo o povoado que mais tarde foi elevado à categoria de vila. Depois de algum tempo uma nova vila surgia em outro lugar, logo abaixo, sendo elevada a categoria de Distrito de Mineiros no ano de 1911, fato primordial para o esvaziamento da vila originária, causando a extinção do comércio do Salgueiro, conhecido como Comércio de Cima.
Formação Administrativa
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Mineiro o distrito com a denominação de Santa Rita do Araguaia.Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito permanece no município de Mineiros.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 8.305, de 31-12-1943, o distrito de Santa Rita do Araguaia passou a denominar-se Ivapé.
Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o distrito de Ivapé figura no município de Mineiros.
Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Rita do Araguaia pela Lei Estadual n.º 806, de 12-10-1953, desmembrado de Mineiros. Sede no antigo distrito de Ivapé (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.
Fonte: IBGE