A origem de Trabiju está ligada à chegada da Estrada de Ferro Douradense e os fundadores do povoado foram ferroviários liderados por Ciro de Rezende. Pela sua localização privilegiada, tornou-se entroncamento da Estrada de Ferro Douradense e a colônia ferroviária se expandiu, sendo elevada a distrito em 22 de junho de 1934 em terras do município de Boa Esperança do Sul.
Ao longo do tempo a ferrovia se modernizou com o desenvolvimento da lavoura cafeeira mas mais tarde foi vendida à Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Em 1966, foi decretada a extinção dos ramais deficitários e Trabiju entrou em crise, com a transferência de parte da população para outros municípios.
Os moradores que ali permaneceram conseguiram manter outras atividades não ligadas à ferrovia, mas, apenas em 27 de dezembro de 1995, obteve autonomia político-administrativa com a criação do município. Conta-se que Trabiju é uma corruptela da expressão trés bijou, utilizada pelos engenheiros franceses na época de implantação da ferrovia ao se referirem àquela localidade
Gentílico: Trabijuense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Trabiju, por decreto no 6509, de 2206-1934, subordiando ao município de Boa Esperança. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Trabiju é distrito Judiciário do município de Boa Esperança. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Trabiju permanece no município de Boa Esperança. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Trabiju permanece no município de Boa Esperança. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.
Elevado à categoria de município com a denominação de Trabiju, pela lei estadual nº 9330, de 27-12-1995. Sede no antigo distrito de Trabiju. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-011997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Fonte: IBGE